Powered By Blogger

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sátira de Galileu





Galileu Galilei foi um personagem de importância incalculável na história da Física e da Ciência como um todo. Mas não estou aqui pra contar sua história e suas contribuições para o desenvolvimento da Ciência. Uma breve pesquisa no Google lhe levaria a milhares de sites que fariam isso muito melhor do que eu.
Algumas vezes, Galileu discutia suas idéias em diálogos entre personagens de uma peça, ou então ele contava as histórias e inseria as idéias como parte do enredo. Eventualmente, Galileu se utilizava de comédias, especialmente um tipo de comédia chamada sátira, para divulgar suas idéias. A sátira consiste em fazer piadas com assuntos sérios, mas de modo muito sutil. O objetivo deste post é apresentar-lhes uma de suas sátiras:


"Se Sarsi quer que eu acredite que os Babilônios cozinhavam ovos fazendo-os girar bem rápidos com atiradeiras, eu acredito; mas devo dizer que a causa desse efeito está muito longe de ser a que ele acreditava.
Para chegar à verdade, devo raciocinar assim: 'Se não conseguimos um resultado que os outros conseguiram antes, deve ser porque, em nossas operações, deixamos de lado aquilo que causava o resultado; e, se deixamos de lado uma unica coisa, ela, sozinha, pode ser a causa'.
Agora, temos os ovos e a atiradeira e rapazes fortes para operá-las; e ainda assim os ovos não cozinham, mas esfriam mais rapidamente. E, desde que nada nos falta a não ser os babilônios, então os babilônios eram a causa do endurecimento dos ovos."

2 comentários:

  1. Fantasticamente satirizada a mentira de homens que afirmaram/afirmam que um dia foram capazes de realizar coisas irrealizáveis.

    ResponderExcluir
  2. Égua do cara pertubado e inteligente.

    Morte ao Galileu!!! #fail

    ResponderExcluir